NOTÍCIAS
'Não posso fazer nada': venezuelana no Brasil vive angústia após mãe ser afetada por terremoto
25-06-2026 15:12

Casa de mãe de venezuelana que mora no Brasil é afetada por terremoto
A venezuelana Adrianna Yndhira Galindo Gonzalez, de 50 anos, que mora no Brasil há quase oito anos, vive momentos de apreensão desde que terremotos atingiram a Venezuela na quarta-feira (24).
A casa onde mora a mãe dela, Maria Asunción Galindo Gonzalez, de 76 anos, foi atingida pelos tremores na Ilha de Margarita, a cerca de 470 km de Caracas, capital do país. “A casa da minha mãe foi atingida e não posso fazer nada.
Graças a Deus ela está bem, mas estou muito preocupada.
Eles estão sem internet e sem energia”, contou. ✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Zona da Mata no WhatsApp No Brasil desde 2018, Adrianna, que morou por sete anos em Juiz de Fora, na Zona da Mata mineira, e se mudou no ano passado para Curitiba, no Paraná, com os dois filhos, acompanha à distância a situação, sem conseguir fazer mais do que esperar por novas informações. Venezuelana Adrianna Yndhira Galindo Gonzalez, de 50 anos, em videochamada com a mãe Arquivo Pessoal “Ela não conseguiu sair a tempo.
Pelas condições dela, não conseguiu sair sozinha, mas um vizinho lembrou dela e ajudou ela a sair da casa”, relatou. Após o susto, a mãe de Adrianna está na casa de parentes na Venezuela, mas, desde então, ela não teve mais contato com a família.
“Até a última informação que tive, ela estava segura.
Mas a preocupação continua enquanto eu não consigo falar com ela novamente”, finalizou. Imigrante deixou a Venezuela há sete anos Venezuelana Adrianna Yndhira Galindo Gonzalez, de 50 anos, mora no Brasil há oito anos Arquivo Pessoal A história de Adrianna no Brasil começou há quase oito anos, quando ela deixou a Venezuela com os dois filhos em meio à crise política e econômica do país.
Ao chegar a Juiz de Fora, enfrentou desafios comuns a muitos imigrantes, como a adaptação a uma nova cultura, o aprendizado do idioma e as dificuldades para validar os estudos. Atualmente, ela vive em Curitiba e trabalha como professora de espanhol.
Mesmo depois de reconstruir a vida no Brasil, mantém laços fortes com a Venezuela, onde a mãe decidiu permanecer.
Terremotos devastam Venezuela Prédio desaba na Venezuela após terremotos Frederico Parra/AFP Dois terremotos de magnitude 7,2 e 7,5 atingiram a Venezuela na noite de quarta-feira e provocaram pelo menos 20 réplicas nas horas seguintes, segundo o governo venezuelano.
Os tremores foram sentidos em cidades do norte do Brasil.
Prédios e casas desabaram em Caracas e em outras cidades do país, e mais de 160 mortes foram confirmadas. Os dois abalos ocorreram pouco após as 19h, no horário de Brasília, com menos de um minuto de diferença entre eles.
O epicentro principal foi localizado próximo à cidade de El Guayabo, a cerca de 160 km de Caracas.
Veja no mapa.
Tremor atinge a Venezuela e é sentido no Norte do Brasil Kayan Albertin/g1 LEIA TAMBÉM: Captura de Maduro gera comemoração e incerteza entre venezuelanos em Juiz de Fora VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes .