NOTÍCIAS

Programa da Plaenge incentiva a carreira em Engenharia Civil

  • 18-02-2026 20:13


  • Aproximar estudantes do Ensino Médio e dos primeiros anos de graduação da realidade prática da Engenharia Civil é o objetivo do Programa Jovem Aprendiz de Engenharia da Plaenge.

    Desenvolvida pela construtora para incentivar o interesse dos jovens por uma carreira promissora no mercado de Londrina, a iniciativa atua diretamente na base, apresentando o dinamismo do canteiro de obras para quem ainda está decidindo o futuro profissional ou iniciando o contato com o curso universitário. O programa nasceu da colaboração entre a Plaenge e coordenadores de cursos de instituições como UEL e UTFPR, entre outras.

    Diante de relatos sobre altos índices de evasão na área, a proposta idealizada pela área de Recursos Humanos busca fortalecer o interesse dos adolescentes e jovens pela profissão, contribuindo também para a retenção de talentos no setor. O Programa incentiva e direciona jovens na construção civil. Divulgação/Plaenge Diferentemente do estágio tradicional — voltado a alunos entre o 3º e o 5º ano —, o programa foi estruturado para respeitar a rotina acadêmica dos estudantes, oferecendo carga horária adaptada de 4 a 6 horas diárias.

    Isso permite que o aprendiz concilie os estudos com a experiência prática, compreendendo os processos construtivos e a cultura de excelência da marca enquanto ainda está em fase inicial de formação.

    Sob mentoria de profissionais experientes, o canteiro de obras torna-se uma extensão da sala de aula, transformando o aprendizado teórico em vivência real. “Os coordenadores das universidades nos trouxeram a preocupação em relação à desistência de muitos alunos no curso de Engenharia Civil e a empresa decidiu agir, mostrando as possibilidades da profissão para quem está começando ou ainda decidindo a área”, afirma Sara Pereira, supervisora de Recursos Humanos. Os resultados já são perceptíveis.

    Alguns participantes ingressaram no curso de Engenharia Civil após vivenciarem o programa, como é o caso de Gabrielle de Oliveira Prodóssimo: O programa foi meu primeiro contato com a área de engenharia e de obras.

    Estou há nove meses na empresa e, nesse tempo, aprendi muitas coisas que contribuíram bastante para a minha formação.

    Além disso, tem me ajudado a crescer profissionalmente, desenvolvendo mais habilidades.

    Vejo essa oportunidade como um passo muito importante para o meu crescimento profissional. O mesmo ocorreu com Kauan Henrique Amador, que relata: Trabalhar como jovem aprendiz na Plaenge está sendo uma experiência muito boa.

    Aprendi muita coisa nova no dia a dia e ganhei bastante conhecimento.

    Isso me ajudou a crescer tanto profissionalmente quanto pessoalmente e, com o tempo, fui me interessando cada vez mais pela área.

    Foi tão positivo que me motivou a começar uma faculdade de Engenharia Civil. A Plaenge mantém anualmente uma média de 45 estagiários em seus quadros.

    O novo Programa Jovem Aprendiz, que já conta com 17 contratados nesta fase inicial, funciona como o primeiro degrau dessa “escola de talentos”.

    Os participantes ingressam cientes de que, para dar continuidade à jornada na empresa e progredir para as vagas de estágio, é obrigatória a matrícula e a permanência no curso de Engenharia Civil.

    O objetivo do Programa é aproximar estudantes da realidade na engenharia civil. Divulgação/Plaenge “Ao integrar jovens à cultura da construtora, queremos colaborar para a formação de mão de obra qualificada que poderá ser aproveitada tanto na Plaenge quanto pelo mercado em geral.

    A engenharia é uma carreira sólida, que exige dedicação, mas oferece um campo de atuação vasto e essencial para o desenvolvimento da nossa sociedade”, conclui Ricardo Ferreira, gerente de Relações Trabalhistas e Recursos Humanos – Produção. Como participar Interessados precisam ter concluído ou estar cursando o Ensino Médio e ter entre 18 e 24 anos. Link de inscrição: Página da Vaga | JOVEM APRENDIZ DE ENGENHARIA LDB Dúvidas: WhatsApp do RH – (43) 99938-3088 .


    Fonte: G1